sábado, 27 de novembro de 2010

RELATÓRIO DE ANDAMENTO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO.

O Estatuto da Criança e do Adolescente ( Lei 8.069/90) dispõe sobre a proteção integral à criança  e ao adolescente e preceitura, em seu artigo 4°, caput, que: " É dever da família da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, como absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência famíliar e comunitária. "

* O que foi desenvolvido até o momento, uma entrevista, com uma mostra da população escolar. Entre três professores e seis alunos, tendo como base um roteiro de tópicos relativos ao problema da disciplina /           indisciplina, na escola . A entrevista foi feita, com total liberdade, com objetivos de focar causas e motivos diante das dificuldades encontradas, diante da problemática supracitada, sem obedecer a nenhum rigor de uma estrutura formal.

* Principais obstacúlos: Falta de clareza e consenso a respeito do significado do termo indisciplina; falta de participação dos pais na vida escolar do educando; despreparo dos professores da rede pública municipal, para o enfretamento das questões relacionadas com a indisciplina, e violência.

* Estratégias utilizadas para contornar os obstacúlos: Observação direta de aulas espositiva a fim de facilitar as investigações; acompanhamento direto com o coordernador pedagógico, quando se refere ao planejamento do professor; contato direto com o educando verificando o bom relacionamento entre professor e aluno; pesquisa na unidade escolar, com os membros da comunidade, para colher depoimentos sobre o problema focado, em relação ao aluno e ao professor.

* Novas demandas para a intervenção: Observa-se, inclusive, a existência de dúvidas sobre como procedermos diante de alguns casos, para onde os mesmos devem ser encaminhados e qual o real papel da Escola, Secretárias de Educação, Conselhos Tutelar, Vara da Infância e Juventude, Ministério Público, Família e Sociedade. Por isso vemos a necessidade das instituições retro mencionadas, bem como os municípios, firmarem parcerias, visando uma atuação conjunta, no que diz respeito ao trato com crianças e adolescentes, preparando-os para o exércicio da cidadania.

* "A indisciplina deve ser comparada com as questões sociais para ser equacionada, precisa ser abordada na sua totalidade, ou seja, resgatando suas múltiplas relações, no tocante a escola e a sociedade."



                                  BY: Niura Campos de Figueiredo e Margarida Rios Rodrigues.